BIOGRAPHY

Andy Robbins – Bassist, Vocalist, Songwriter, Producer (English version)

Por mais de duas décadas, Andy Robbins tem contribuído com seu trabalho característico de contrabaixo para gravações enquanto freelancer, para álbuns e filmes – bem como realizado turnês globalmente junto a vários artistas e produções. Além de ser um baixista dinâmico e habilidoso, Andy se estabeleceu como um artista multi-premiado, devido às suas gravações, composições, performances, produções e trabalho de ensino.

Andy embarcou jovem na indústria musical, aos 16 anos, apresentando-se através da famosa cena dos clubes em Los Angeles e Hollywood durante o auge dessa cena, em meados dos anos 80 até o início dos anos 90, com a banda Holy Soldier. Essa banda apresentou numerosos shows em prestigiosas casas de Hollywood, como The Whiskey, The Roxy Theatre e Gazzari’s (conhecido, hoje, como The Key Club) onde, numa semana de 1989, a banda se apresentou numa sexta à noite e num sábado à noite, estabelecendo um recorde de audiência inferior, somente, ao alcance do Van Halen.

Esse sucesso local, juntamente à reputação da banda devido à sua musicalidade e apresentações explosivas, eventualmente, chamou a atenção de executivos vinculados a grandes selos de gravação. Em 1989, Andy e seus companheiros de banda assinaram um contrato de gravação com a A&M Records. O álbum inicial do Holy Soldier, auto-intitulado, foi lançado em março de 1990 e alcançou o sétimo lugar, nos quadros CCM da revista Billboard. O lançamento foi bem recebido, tanto pelos fãs quanto pela crítica, e alcançou muito sucesso internacional em vendas e de radio, assim como obteve um vídeo clip divulgado no programa Head Banger’s Ball, da MTV.

Em 1990, Andy assinou contratos de apoio (endorsements) com algumas de suas fábricas de instrumento favoritas, incluindo Ampeg, Dean Markley Strings e Boss Signal Processors. Holy Soldier assinou com a agência de booking ICM, e uma turnê mundial, que passaria por 60 cidades, foi lançada, com intuito de promoção do primeiro álbum da mencionada banda, e se iniciou com uma turnê japonesa de duas semanas – eles foram a atração principal em suas apresentações ao longo de sua primeira turnê mundial e também acompanharam Extreme e Alice in Chains, em suas respectivas turnês.

Em 1991, Andy e seus companheiros de banda receberam dois Dove Awards da GMA. A banda ganhou prêmios de Música de Hard Rock Gravada do Ano e Álbum de Hard Rock do Ano. Foram para o estúdio algumas semanas depois e, por volta de agosto, finalizaram seu segundo CD, Last Train. A banda imediatamente voltou para a estrada – dessa vez, iniciando uma segunda turnê mundial pela América Central, com shows na Guatemala e em El Salvador. Em julho de 1992, Holy Soldier recebeu três nominações adicionais para o Dove Awards e recebeu um prêmio da NSAI (Nashville Songwriters Association International) e o lançamento alcançou o décimo lugar nos quadros CCM da Billboard Magazine. A banda se apresentou em cinqüenta cidades americanas assim como na Europa, Japão, Guatemala, El Salvador e México.

O baterista Robert Sweet, da banda Stryper, procurou Andy, em 1994, para oferecer a vaga de baixista na banda. Andy teve muitas reuniões com Robert, durante um mês, mas, posteriormente, declinou da oferta de modo a poder planejar o terceiro lançamento do Holy Soldier com um novo vocalista e selo (EMI). Em 1995, Andy e seus companheiros mudaram a banda para Nashville, Tenessee, para que houvesse maior foco em turnês e gravações. Seu terceiro lançamento de estúdio, chamado Promise Man, angariou mais dois Dove Awards nas mesmas categorias pelas quais a banda foi nominada e vitoriosa, em 1991. Promise Man também emplacou três singles em primeiro lugar, nos formatos de radio CHR Rock, e a banda saiu em turnê ao longo de todo o verão de 1996.
Em 1997, Andy fez planos para lançar o último álbum do Holy Soldier. Concebeu um projeto que serviria como um álbum ao vivo e um package de greatest hits, que abrangeria e celebraria os treze anos de sucesso da banda. Andy trabalhou como produtor executivo no projeto, e o álbum chamado Encore foi lançado pela Spaceport Records – uma marca estabelecida por Andy, que foi distribuída globalmente por Word, Inc. Depois de treze anos trabalhando em conjunto, o Holy Soldier se desfez.

Em janeiro de 1998, Andy se mudou para o Brasil onde continuou a escrever músicas, estudar canto, teoria musical e língua portuguesa. Depois de voltar aos Estados Unidos, em 1999, estabeleceu-se em Phoenix e começou a trabalhar como músico freelancer, no palco e em álbuns com notáveis artistas, como membros do Tesla, Alice Cooper, Coolio, Accept, Hurricane, Trixter e muitos outros.

Em 2005, Holy Soldier se reuniu para uma turnê comemorativa dos vinte anos de banda relacionada aos festivais de música de verão. Andy também trabalhou, ao vivo e no estúdio, com o cantor e compositor Brandon Reid e o baterista Troy Luccketta (Tesla), no projeto de Brandon Reid e ajudou no lançamento de Brandon chamado “Man Born Blind”.

Em 2008, Andy retornou ao Brasil e iniciou uma empresa para produção de turnês, shows e eventos na América Latina. Hoje, oferece, tanto em estúdio quanto ao vivo, seu trabalho de baixista freelancer para a indústria musical, assim como muitos outros serviços de produção mediante uma rede para efetivar tal atividade que ele estabeleceu.

Em 2009, Andy produziu uma turnê brasileira para Joe Lynn Turner (vocalista do Deep Purple, Rainbow, Yngwie Malmsteen). Adicionalmente, tocou baixo na turnê e gravou sessões com Joe Lynn Turner e banda no estúdio C4 em São Paulo, Brasil.

Em 2010, em março, Andy fez uma turnê, tocando baixo, com Doogie White (anteriormente, vocalista do Ritchie Blackmore’s Rainbow e Yngwie Malmsteen). Atualmente, está produzindo e tocando baixo em outras turnês latino-americana, que abrangerá 10 cidades, com Joe Lynn Turner e 5 cidades com a banda gene Loves Jezebel.

Prêmios:
1991 - Dove Award Recipient - Hard Rock Album of the Year - “Holy Soldier”
1991 - Dove Award Recipient - Hard Rock Recorded Song of the Year - “Stranger”
1991 - CCM Readers Choice Award for Best Hard Rock Album - “Holy Soldier”
1993 - NSAI (Nashville Songwriters Association International) Award - “Last Train”
1996 - Dove Award Recipient - Hard Rock Album of the Year - “Promise Man”
1996 - Dove Award Recipient - Hard Rock Recorded Song of the Year - “Promise Man”

Atuais contratos de apoio (Endorsements) relativos a instrumentos:
Fender Basses
Ampeg Amplifiers
Dean Markley Strings

Anteriores contratos de apoio (Endorsements) relativos a instrumentos:
Basson Sound Bass Cabinets
Greg Bennett Basses
Boss Signal Processors
Vintage Bass Collection:
1978 Fender P-Bass – Black
1978 Fender P-Bass (Project) – Black
1988 Spector NS-2 - Black

Influências - Bandas:
Pink Floyd
Led Zeppelin
Queen
Lenny Kravitz
Fiona Apple

Influências - Baixistas:
John Paul Jones
Dee Murray (Elton John)
Roger Waters
John Entwistle
John Deacon (Queen)

Classificação vocal: Tenor
Data de nascimento: 13 de março
Local de nascimento: Los Angeles, Califórnia
Estado Civil: Casado
Filhos: sem filhos
Experiência musical: 27 anos
Experiência profissional: 25 anos
Bandas em que tocou: Holy Soldier, Joe Lynn Turner, Doogie White, Sircle of Silence, Die Happy, In the Flesh, Brandon Reid
Filmes favoritos: O Poderoso Chefão, Um Sonho de Liberdade, Ben Hur, O Senhor dos Anéis (Trilogia), Mickey Olhos Azuis
Livros Favoritos: 1984, O Alquimista, O código da Vinci, A Revolução dos Bichos, Fortaleza Digital, Anjos e Demônios, Ponto de Impacto

Websites:
Site oficial: www.andyrobbins.com
MySpace: www.myspace.com/andyrobbinsmusic
Garnoe Creative Group: www.garnoe.com
Twitter: www.twitter.com/andyrobbinsbass